terça-feira, 29 de julho de 2014

Coordenadas Geográficas

Coordenadas Geográficas  >> É a interseção ou cruzamento formado pela Latitude e Longitude

Latitude  >> É a distância entre qualquer paralelo e a linha do Equador. Variam de 00º a 90ºN/S  e são representadas por Graus, Minutos e Segundos. Indicam a posição N/S (pode ser também chamado de Arco de Meridiano pois secciona um Meridiano qualquer)
 
Longitude  >> É a distância entre qualquer Meridiano e o Meridiano de Greenwich, seccionando a linha do Equador (Arco de Paralelo). Variam de 000º a 180º. Indicam a posição E/W


Co-Latitude  >> É o ângulo compreendido entre uma latitude considerada e a latitude 90ºN/90ºS. Para se obter a Co-Latitude subtrai-se o valor da latitude de 90º. (também é chamado de Arco de Meridiano)

No gráfico Acima vemos na cor VERDE a latidude onde é marcado 30ºN. Portanto a Latitude é de 30ºN para se definir a Co-latitude, subtrai-se os 30ºN de 90ºN. 
Ex.: 90ºN
   - 30ºN
______________
       60º
Conclui-se que a Co-latitude na cor AMARELO tem o valor de 60º. (vale ressaltar que a Co-latitude não é uma coordenada, é apenas um ângulo. Portanto não possui "nome" N/S)

Antimeridiano >> É o Meridiano oposto ao Meridiano do OBSERVADOR. para se encontrar o Antimeridiano subtrai-se o valor do Meridiano Observado de 180º.

Nesta imagem podemos perceber que todos os Meridianos tem seus respectivos pares que se encontram nos pólos(formando um círculo máximo). portanto, se eu estou a observar o meridiano de Greenwich que é o Meridiano 0º(360º não é usado), o seu Antimeridiano será o meridiano de 180º.

Nenhum comentário:

Postar um comentário