terça-feira, 29 de julho de 2014

Conhecimentos Básicos

O que é a Navegação?

É a ciência que permite ao homem, conduzir uma ACFT em qualquer direção sobre a superfície da terra.

O que é navegação Aérea?

É a maneira de conduzir com habilidade e segurança, de um lugar para outro, um dirigível.






 TIPOS DE NAVEGAÇÃO AÉREA::

Navegação Visual ou por Contato :

Na navegação visual ou contato, observamos cidades, aeródromos, rodovias, ferrovias ou quaisquer outros  pontos que nos sirvam como ponto de referência.

 Pontos de Referência: São todos aqueles que se encontram em destaque e oferecem real apoio durante o percurso das viagens.

Navegação Estimada :

É a maneira de conduzir uma ACFT de um lugar para outro seguindo o resultado de cálculos pré-determinados (cálculos estimados) para a sequência da viagem.

OU SEJA: Obtemos o próximo ponto ou posição, a partir do último ponto conhecido. Deste modo, somos localizados a qualquer momento seja por condições visuais ou por marcação de rádio.

 Navegação Radiogoniométrica :

É a maneira de orientação e de poder determinar, na superfície da terra, o ponto onde se encontra, por meio das utilizações das ondas de rádio.
Ao navegarmos utilizando ondas de rádio para obtermos nossa localização, estamos navegando por radiogoniometria. utiliza-se rádios apropriados para esse fim.

 Navegação Eletrônica :

Ocorre quando navegamos obtendo informações por meio de equipamentos eletrônicos sofisticados, que fornecem dados bastante preciso para o desenvolvimento de uma perfeita navegação.


Navegação Astronômica ou Celestial :


A observação de corpos celestes também pode nos fornecer informações para o cálculo da posição atual. Usando tabelas apropriadas, os resultados são levados para um instrumento denominado Sextante. Assim, as  visadas são feitas para os astros ou corpos celestes determinados. Este tipo de navegação denomina-se navegação astronômica ou celestial, contudo está em desuso devido ao advento dos satélites e da eletrônica.

 Navegação por Satélite :

Esse tipo de navegação nos permite navegar determinando a posição da ACFT por meio constelações de satélites artificiais.
Ex.: GPS (Global Positioning System)

Nenhum comentário:

Postar um comentário